25 de junho de 2004

"Shrek 2" (2004), de Andrew Adamson, Kelly Asbury e Conrad Vernon

Ainda maior fenómeno de bilheteira do que o seu antecessor, "Shrek 2" é mais uma dose de excelente divertimento, não mudando muito aquilo que fez o sucesso do anterior. As divertidíssimas personagens centrais e respectivas vozes mantêm-se (Shrek, o burro e a pricesa Fiona), sendo apenas eliminado John Lithgow (Lord Farquad) e contratados Antonio Banderas (um delicioso Gato das Botas), John Cleese (pai de Fiona), Julie Andrews (mãe de Fiona) e Jennifer Saunders (uma fada-madrinha empresária).
A animação 3D é muito boa, como no anterior, mas o grande trunfo do(s) filme(s) é o fantástico sentido de humor e os deliciosos "gags" - grande parte deles impossíveis de acompanhar pelas crianças. A paródia às personagens da Walt Disney mantém-se acutilante, assim como a deliciosa paródia cinéfila (um autêntico programa que atinge "O Senhor dos Anéis", "Missão Impossível", "Flashdance" ou "Os Fabulosos Irmãos Baker", entre muitos outros).
Ainda que ligeiramente inferior ao primeiro - talvez pelo efeito novidade que aqui não existe -, "Shrek 2" é um filme irresistível que se acompanha com um enorme prazer. E já está o terceiro em preparação...
Em suma, muito bom.

Sem comentários: